Bagas com Sabor

Bagas com Sabor Bagas com Sabor... não apenas uma marca. Uma combinação perfeita de sabor e critérios de qualida

04/09/2025

Andreia e Pedro ainda fazem contas aos estragos que as chamas deixaram. Parte da exploração de mirtilos, instalada num terreno no lugar da Bouça, na freguesia de São Martinho de Anta, foi diretamente atingida pelas labaredas.

📢 Esclarecimento e ponto de situação Esclarecemos isto num grupo e queria esclarecer aqui. Responder a comentários é alg...
04/09/2025

📢 Esclarecimento e ponto de situação

Esclarecemos isto num grupo e queria esclarecer aqui. Responder a comentários é algo que não tenho feito em lugar nenhum. Infelizmente não tenho tido tempo de comentar no sentido de agradecer a cada um em particular, o apoio.

Aquilo que estamos a fazer não é no sentido de chamar a atenção e lamentar. Aquilo que aconteceu conosco é transversal a tantos outros produtores de mirtilos e ou outras culturas.
Aquilo que percebemos com este incêndio, é que estamos desprotegidos. A lei tem que mudar de forma a permitir que se protejam culturas. Sim. As culturas, que são feitas com o intuito de criar um produto, acrescentar valor, fixar pessoas ( no interior e em meios rurais, ou não) têm e merecem ser protegidas pela lei.
Não podemos só ter explorações em sítios onde a lei prevê que à volta se mantenha limpo. Isto tem que mudar. Porque isto é ter respeito pelo nosso trabalho, tempo e pelo dinheiro que o estado também investe( quando falamos sobre projetos apoiados por financiamentos externos).
Não podemos esperar que aconteça algo de errado porque a seguir vem um subsídio. Não podemos ficar parados e conformados com a lei. Porque a lei muda quando há interesse que mude. E tem que mudar pelos que trabalham. A lei tem que proteger quem acrescenta valor, o agricultor que produz, não aquele que deixa os seus terrenos ao abandono. Essa é a nossa luta neste momento. Não é mediatismo desmedido, sem fundamento e jamais ataques pessoais ou políticos. É uma luta nossa que deve ser encarada como uma luta de todos os que acreditam que ainda vale a pena investir em Portugal, nomeadamente na agricultura. Não têm que se identificar com isto, não têm que levantar bandeiras. Cada um luta pelos seus interesses da forma que acha que deve lutar. Para nós, isto não é uma luta só nossa. Porque alguma coisa vai mudar, mas não será só para nós, terá que ser para todos. Todos os que produzem , pagam impostos, e a lei não protege.

04/09/2025

📢 Esclarecimento e ponto de situação

Esclarecemos isto num grupo e queria esclarecer aqui. Responder a comentários é algo que não tenho feito em lugar nenhum. Infelizmente não tenho tido tempo de comentar no sentido de agradecer a cada um em particular, o apoio.

Aquilo que estamos a fazer não é no sentido de chamar a atenção e lamentar. Aquilo que aconteceu conosco é transversal a tantos outros produtores de mirtilos e ou outras culturas.
Aquilo que percebemos com este incêndio, é que estamos desprotegidos. A lei tem que mudar de forma a permitir que se protejam culturas. Sim. As culturas, que são feitas com o intuito de criar um produto, acrescentar valor, fixar pessoas ( no interior e em meios rurais, ou não) têm e merecem ser protegidas pela lei.
Não podemos só ter explorações em sítios onde a lei prevê que à volta se mantenha limpo. Isto tem que mudar. Porque isto é ter respeito pelo nosso trabalho, tempo e pelo dinheiro que o estado também investe( quando falamos sobre projetos apoiados por financiamentos externos).
Não podemos esperar que aconteça algo de errado porque a seguir vem um subsídio. Não podemos ficar parados e conformados com a lei. Porque a lei muda quando há interesse que mude. E tem que mudar pelos que trabalham. A lei tem que proteger quem acrescenta valor, o agricultor que produz, não aquele que deixa os seus terrenos ao abandono. Essa é a nossa luta neste momento. Não é mediatismo desmedido, sem fundamento e jamais ataques pessoais ou políticos. É uma luta nossa que deve ser encarada como uma luta de todos os que acreditam que ainda vale a pena investir em Portugal, nomeadamente na agricultura. Não têm que se identificar com isto, não têm que levantar bandeiras. Cada um luta pelos seus interesses da forma que acha que deve lutar. Para nós, isto não é uma luta só nossa. Porque alguma coisa vai mudar, mas não será só para nós, terá que ser para todos. Todos os que produzem , pagam impostos, e a lei não protege.

Portugal devia ter vergonha de receber este dinheiro. Que se apure quem o vai receber. Quem não limpou. Quem não cuidou....
28/08/2025

Portugal devia ter vergonha de receber este dinheiro. Que se apure quem o vai receber. Quem não limpou. Quem não cuidou. Quem abandonou. E agora recebe. E agora fazemos um brilharete a compensar. Compensar quem? Quem efetivamente teve prejuízos, não há dinheiro nenhum que pague isso. Porque não há indenização que pague tempo, que pague suor, que pague trabalho e dedicação.

Por favor, saibam usar o dinheiro que é de todos. Portugal está a tornar-se um país de cidadãos que correm atrás da cadeira para um ordenado certo e sem preocupações, e de pessoas que procuraram o desastre para recorrer a subsídios. Os subsídios têm que ser prêmios para quem trabalha. E as indemnizações tem que ser uma compensação para quem efetivamente criou, tratou, e por uma razao que não controla, perde as coisas....só assim seria justo .

Portugal recebe donativo de mais de nove milhões de euros de Timor-Leste para recuperar dos fogos

28/08/2025

Aqui está explicado muita coisa. São factos.

No nosso terreno, não pudemos fazer construção para apoio agrícola por a área ser de risco máximo de incêndio. A Menos que fosse declarado de interesse público ( mas uma exploração não é do interesse público). Contudo, esta exceção do "interesse público" foi usada pelo governo para aprovar centrais em terrenos que arderam em ovar e em pombal nos incêndios em 2017.

Estes terrenos foram considerados de relevância pública e desde outubro de 2021 que a lei mudou para que se pudesse facilmente justificar este tipo de incoerências, contornos à lei e interesses.

É triste que uma exploração numa zona do interior não seja do interesse de todos, da autarquia, do povo e do estado. É triste que ninguém olhe para o trabalho de jovens que querem acrescentar valor.
O que queremos? O que é que o país quer para nós? Digam! Porque não há muita mais força para lutar contra um sistema que está todo conta quem quer trabalhar de forma íntegra e quer acrescentar valor a Portugal.

Nós, bagas com sabor, temos orgulho no nosso trabalho e na nossa seriedade. Acordemos todos os dias com a consciência tr...
27/08/2025

Nós, bagas com sabor, temos orgulho no nosso trabalho e na nossa seriedade. Acordemos todos os dias com a consciência tranquila e com a certeza de que fazemos o melhor, por nós e pelos outros.
Há coisas que não precisam estar na lei....são deveres morais, cívicos. Sejamos mais humanos.
Não queremos pena, queremos que mude alguma coisa. Queremos que compense trabalhar e que se tenha a humildade de assumir que podemos fazer melhor. Ou então, está tudo bem, e se nada mudar, significa que quem manda está contente por este ano, a 27 de agosto, já ter ardido 3% da área de Portugal.
E já agora, nunca, em momento algum, criticamos os bombeiros que estão no terreno. Perguntamo-nos apenas, o que os faz continuar a ser bombeiros. Porque quando tenho um chefe que não me sabe chefiar....eu demito-me!
Obrigada a todos de coração.

(Fotos de quando havia verde saudável e de agora)

Hoje queremos agradecer a todos aqueles que se prontificaram a ajudar. A todos os comentários que gostava de responder d...
27/08/2025

Hoje queremos agradecer a todos aqueles que se prontificaram a ajudar. A todos os comentários que gostava de responder de forma particular mas sendo impossível, faço -o hoje, desta forma. A todos os que percebem e respeitam o quanto é difícil perder as coisas que são nossas, UNICA E EXCLUSIVAMENTE pelo nosso esforço , trabalho e tempo. Ontem tivemos a certeza, que os comentários maldosos (poucos 🙏🏻) vêm de gente que não tem argumentos mas tem um partido vincado e não distingue um partido daquilo que é o bem maior: proteger Portugal e os cidadãos. Ontem tivemos a certeza de que não estamos errados. Estamos só a lutar numa terra que não merece gente que trabalhe. Numa terra onde há demasiados interesses. Numa terra onde não há estratégia nem planeamento porque a estratégia e planeamento estao definidos para meia dúzia que têm as promessas feitas.
Ontem tivemos a certeza de que estamos cercados de gente que está "presa", que tem medo de falar. Que tem medo de apontar o dedo aos meios que falharam. Nunca fomos tão livres, mas estamos tão ignorantes que somos incapazes de ter lucidez para ver , interpretar e decidir por nós próprios. Nunca fomos tão livres mas estamos castrados a opiniões de gente que não sabe o que diz nem o que faz...as dá menos trabalho repetir um discurso bonito .
Deixemos de andar atrás de promessas. Façamos o que nos compete. Tenhamos sonhos e lutemos por eles. Tenhamos projetos e façamos tudo para os fazer vingar. Tenhamos projetos fora da caixa e não sonhemos com um cargo garantido que não acrescenta nada à terra, à região e ao país. Ou então, se têm boas ideias, têm orgulho em Portugal e respeito pelos portugueses, se amam a vossa terra, façam por merecer os cargos que têm. Ser chefe não é o mesmo que ser um líder.

Coincidência.Coincidência é repetir-se todos os anos, saberem quem o faz e não prenderem ninguém nem agirem de forma pre...
26/08/2025

Coincidência.

Coincidência é repetir-se todos os anos, saberem quem o faz e não prenderem ninguém nem agirem de forma preventiva. Sabrosa não faz absolutamente nada para que as coisas mudem. Não há planos, não há prevenção, não há caminhos de segurança, não há planeamento, não há coordenação, não há conhecimento dos terrenos. Temos uma câmara municipal que nem conhece o plano de defesa da floresta. Temos uma câmara municipal que não tem o Bupi a funcionar online. Temos uma região com potencial mas não temos gente à altura para ajudar a criar riqueza. Temos um interior tao rico que a política está a matar a cada dia. Temos os cidadãos com medo de falar porque também eles estão dependentes de favores. Trabalhemos. Lutemos pelo que é nosso...se todos lutarmos pelo mesmo, as leis mudam

Pelas 22h00, o cenário é mais favorável no fogo que deflagrou às 15h06 na zona de Paradela de Guiães que queimou mato e pinhal e lavrou entre aldeias.

26/08/2025

📢 Bagas com Sabor

Nos últimos dias, a exploração Bagas com Sabor foi atingida por um incêndio que colocou em risco não só a produção, mas também a segurança de quem aqui trabalha.

Antes de mais o nosso agradecimento profundo a todos os que nos ajudaram. A todas as mãos de populares que apareceram . Os bombeiros disseram que não sabiam onde a exploração ficava, mas os populares sabiam, apareceram, e durante 6 horas combatemos o fogo sozinhos.

Não temos medo de apontar o dedo a quem quer que seja, porque tudo o que construímos é fruto do nosso trabalho e não de favores.

Infelizmente, a falta de meios no terreno e a evidente desorganização da proteção civil e Município de Sabrosa contribuíram para que os danos fossem ainda maiores. Esta realidade levanta questões sérias sobre responsabilidade, planeamento e respeito pela vida, pelo trabalho e pelo investimento que agricultores locais fazem com enorme esforço.

A agricultura não pode continuar a ser esquecida. Precisamos de medidas concretas, de prevenção eficaz e de uma proteção civil que esteja verdadeiramente preparada para defender as pessoas e os projetos que fazem viver o interior.

Exigimos respeito, responsabilidade e investimento.
O futuro das nossas terras e do nosso trabalho depende disso.

Vamos mantendo em atualização aquilo que se tem passado e aquilo que se vai passar daqui para a frente. É importante que as pessoas saibam, sem filtros, o porquê de Portugal arder todos os anos desta forma.

NÃO SÃO SÓ MIRTILOS. SÃO BAGAS COM SABOR!!

Endereço

Vila Real
5000-471

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Bagas com Sabor publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Bagas com Sabor:

Compartilhar