14/02/2022
Queridos amigos que escreveram a história da Jahu Solidária:
“O Deus que os cristãos anunciam é um Deus que vive fora de Si, é um Deus que vive completamente em saída.”
E o amor é isso, o amor não é eu basear-me naquilo que eu sou, não é eu fazer da minha vida um depósito de amor. O amor não é uma coisa que eu tenho em mim, o amor precisa sair de mim.
O amor é isso. Nós não podemos dizer: o amor é fazer isto ou fazer aquilo. Amar é fazer tudo.
O amor é essa saída permanente, essa capacidade de se colocar no lugar do outro, esse esquecimento de si, esse tornar a vida dom, dádiva nas minúsculas realidades e nas grandes, é viver esse transbordar. Deus é presença transbordante de amor. É o ato de transbordar, é o ser transbordante.
E é isso que nós precisamos.
Vivemos de maneira exagerada a retribuição: eu amo aqueles que me amam. Vivemos exageradamente nos nossos cálculos, nas nossas contas e perdemos a vida.
Porque, se a vida não é o transbordar, nós perdemos a vida,
Pensamos que aquilo que nos é pedido é manter a água intacta na bacia, quando o que nos é pedido é este derramar-se.
O amor é isso, o amor é um derramar-se, é alagar tudo desse amor.
E não pode ser só amar aqueles que me amam, mas tem de ser um alagar todas as coisas, um chegar a todas as coisas.
O que nos distingue não são as orações que podemos ou não saber, o que nos distingue verdadeiramente é uma prática permanente de compaixão e atenção amorosa aos outros.
Eu acho que às vezes nós acreditamos pouco nos gestos de amor. Acreditamos pouco nisso, acreditamos mais nas coisas materiais, acreditamos mais nos números que vemos.
Nós não estamos condenados à fatalidade, a nossa vida não é irreversível. Deus torna o irreversível, reversível.
Deus consegue recuperar a nossa vida, a nossa história, Deus consegue levantar-nos do pó, Deus consegue dar-nos uma outra oportunidade, Deus consegue fazer-nos renascer.
Nenhuma vida é para jogar fora, nenhuma vida é para excluir, nenhuma vida é descartável, nenhuma vida é para ser pisada. A nossa vida tem esta dignidade de ser o templo, o lugar sagrado. Porque cada pessoa é o lugar onde Deus está.
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
So