01/05/2012
Por que e para que a BEL@Butiko?
Esperantistas,
O nosso movimento é sabidamente desprovido de grandes recursos para a sustentação de sua luta na divulgação do esperanto. Luta que, aliás, se identifica com a de outros movimentos, que também não contam com a simpatia dos cartéis que dominam as finanças internacionais. Tais lutas, como a nossa, têm grandes cotas de responsabilidade pelas mudanças que estão se operando no planeta, naquilo que podemos chamar de globalização dos nobres ideais humanos. Essa globalização jamais será completa sem a plena adoção de língua internacional neutra - o esperanto, que constituirá a apoteose dessa globalização.
Quando o esperantista compra um livro em ou sobre o esperanto ele está colaborando para essas mudanças, ao incentivar os samideanos que têm a tarefa de mostrar às pessoas que o esperanto constituirá o ingrediente especial, o atestado de que a sociedade mundial determinou o fim dos preconceitos e das separatividades e o começo de uma era de vivência da verdadeira cidadania mundial. É aquilo que O CARA falou: "En la mondon venis nova sento!"
Quando um esperantista brasileiro compra um livro em ou sobre o esperanto em qualquer lugar do mundo, ele está ajudando o movimento esperantista mundial a se fortalecer financeiramente.
Quando um esperantista brasileiro compra um livro em ou sobre o esperanto na nossa Liga, ele está ajudando o movimento esperantista mundial e a própria Liga que, por não pertencer a individuos, tem por escopo alocar recursos para a divulgação do esperanto em obediência ao seu estatuto e em caráter prioritário, ao tempo em que ajuda a azeitar a máquina editorial esperantista no mundo inteiro.
Por isso, conclamo os esperantistas a utilizarem os meus serviços. Vamos colaborar para que possamos aumentar o capital de giro de nossa instituiçao, sem o que jamais deixaremos de ouvir as verdades que teimosamente aparecem nas análises daqueles que desejam o nosso progresso: "Precisamos profissionalizar o nosso movimento!"; "Precisamos melhorar"!; "Precisamos...." etc.
A sua livraria é muito pequena? Sim, por enquanto. Mas você mesmo vai constatar, dentro de pouco tempo, que eu vou crescer constantemente. Porque você vai exigir isso. Veja bem: Se eu ainda não tenho o livro que você procura, faça o seu pedido assim mesmo, através do endereço [email protected]. Vou encomendá-lo dos nossos fornecedores. Assim, você estará ajudando o movimento esperantista brasileiro em vários sentidos: porque tenho de encomendar um mínimo de três exemplares, os outros dois serão oferecidos a outros samideanos. E eu estou me comprometendo, agora, a repor constantemente o meu estoque, samideanos. Assim a sua BEL@Butiko vai crescendo de acordo com o ritmo determinado por você, que vai criar e aumentar as possibilidades financeiras da nossa Liga.
Com a certeza de que contarei sempre com a visão de todos sobre o "por que e para que" da minha existência, e sempre com minha vontade de ser útil para o nosso movimento, despeço-me desejando-lhe boas compras e ótimas leituras.
Às suas ordens,
BEL@Butiko