03/01/2017
O PREÇO DO TRABALHO DE UMA DOCEIRA:
Uma cliente precisava de 500 brigadeiros para o aniversario de 5 aninhos de seu filho. Ela era daquelas mães caprichosas e adeptas do faça você mesma então cuidou com carinho de cada detalhe da festinha. No entanto, os preparativos da festa estavam deixando-a louca e os brigadeiros ela resolveu encomendar de alguém que faz pra vender, mas não queria nada caro, ela mesma faria, era simples, ela só não tinha tempo naqueles dias.
Pois bem, meio à contragosto ela pegou o telefone de uma doceira com uma amiga e ligou já irritada.
- Boa tarde, preciso de 500 brigadeiros para a festinha de meu filho, mas não quero que me cobre um absurdo porque eu sei fazer brigadeiros, só não vou fazer porque estou muito atarefada essa semana.
A doceira pensou um pouco, mas logo respondeu:
- Quanto a senhora acredita que eu deveria-lhe cobrar?
- Pois bem, você vai precisar apenas de leite condensado, manteiga, chocolate, creme de leite, confeito, etc ...
Dito isso, ela deu o valor que a doceira deveria cobrar.
A doceira fez o cálculo e deu um preço mais barato do que o preço original dos brigadeiros e disse:
- Farei o seus brigadeiros como precisa.
A cliente ficou muito satisfeita e contou à todas as suas amigas como é que se devia negociar com “essa gente que cobra absurdos”.
Dias se passaram e chegou o dia do tão esperado aniversário. Na hora marcada a cliente recebeu uma caixa linda.
Para sua surpresa, quando ela abriu a caixa, lá estavam os ingredientes: leite condensado, manteiga, chocolate, creme de leite, confeito com um bilhete:
“Querida cliente, acredito que esteja nervosa, mas lhe asseguro que não há engano nenhum, você está recebendo exatamente por aquilo que pagou. Sei que seu tempo é curto e que sua semana foi muito atarefada, mas acredite: a minha também foi e meu tempo também é curto. Se deseja algo mais elaborado, precisa pagar por isso e pelo tempo que vou demorar.”
MORAL DA HISTÓRIA:
Quando se compra um simples brigadeiro, bolo ou qualquer outra coisa feita à mão, de qualquer que seja o profissional, não se compram somente os ingredientes, se compram também o tempo, esforço, dedicação, experiência do profissional que se dedica ao que faz.
Por isso, valorize a doceira, se acha caro, faça você mesma(o).