26/05/2022
Pão à luz das Escrituras
Fazer um bom pão:
1* passo. Não usar trigo branco, isto-é o refinado. Nem fazer mostura do bem e do mal: trigo integral e branco. Se carecer de nutriente, melhor adicionar um outro cereal integral no processo da moagem, tal como milho, ou soja pois:
"Para o pão, não é a melhor a farinha branca, superfina. Seu uso nem é saudável nem econômico. A farinha branca, fina, carece de elementos nutritivos que se encontram no pão feito do trigo integral. É causa frequente de prisão de ventre e outras condições insalubres. O emprego do bicarbonato ou fermento em pó no pão é nocivo." CBV.Cap.23
"O emprego do bicarbonato ou fermento em pó no pão é nocivo e desnecessário. O bicarbonato produz inflamação do estômago, envenenando muitas vezes todo o organismo." Idem
2* Passo. Forma de assar e Conservação:
"O pão deve ser leve e agradável. Nem mais leve vestígio de acidez se deve tolerar. Os pães devem ser pequenos, e tão perfeitamente assados que, o quanto possível, os germes do fermento sejam destruídos." CBV.pag:301.
O pão nunca deve ter o mais leve sinal de azedume. Deve ser cozido até que esteja completamente assado. Assim evitar-se-á que fique mole e pegajoso. CSRA.pag: 108
"Corte-se o pão comum em fatias, ponha-se no forno até haver desaparecido o último vestígio de umidade. Deixe-se então dourar levemente e por igual. Pode-se conservar esse pão num lugar seco por muito mais tempo que o pão comum e, se posto novamente ao forno pouco antes de ser servido, ficará como torrado de fresco.
3* Não comer quente, justamente feito agora:
"Quando quente ou fresco, qualquer espécie de pão levedado é de difícil digestão. Nunca devia aparecer à mesa. Isso não se aplica, entretanto, ao pão sem levedar. Pão de trigo fresco, sem fermento ou levedura, e assado num forno bem quente, é ao mesmo tempo saboroso e saudável."
"Frutas usadas com pão integralmente cozido de dois ou três dias é mais saudável do que pão fresco."CSRA.pag.108.
João.6:27,33-35 " João: