10/08/2021
Receita de bolas de Berlim
Igredientes
2 chávenas de água morna
3 Colheres de leite em pó
½ chávena de açúcar
Raspas de limão
1 Colher de fermento de pão
1 colher de fermento de bolo
2 ovos
½ chavena de óleo
Sal
Farinha que baste
PARA O CREME
½ litro de leite gordo
½ chávena de açúcar
2 Colheres de farinha
4 gemas de ovo (ou 2 Colheres de custarda)
1 casca de limão
Óleo (para fritar)
PREPARAÇÃO
Numa tigela adicione a água morna, o leite, o açúcar e o fermento de pão, mexa com as mãos até dissolver totalmente o fermento.
Adicione os ovos, o óleo, as raspas de limão, uma pitada de sal e o fermento de bolo. Envolva os ingredientes líquidos e só depois comece a envolver, aos poucos, a farinha. Quando tiver uma massa homogénea, amasse bem.
Cubra com um pano de loiça, deixe levedar até dobrar de volume, à temperatura ambiente (aproximadamente 1hora).
Divida a massa em partes iguais e molde em forma de bolas. Coloque num tabuleiro polvilhado com farinha e deixe levedar novamente, até crescer para o dobro.
Para o creme: coloque numa taça e misture o açúcar, a farinha e as gemas, adicione um pouco de leite frio. Reserve.
Ferva o restante leite com a casca de limão. Verta sobre a mistura das gemas, lentamente, sem parar de mexer com a ajuda de uma colher.
Leve ao lume e mexa sempre até engrossar. Retire do lume e verta num tabuleiro para arrefecer rapidamente. Reserve.
Frite as bolas de massa em óleo abundante a uma temperatura baixa. Vire as bolas a meio da fritura. Escorra em papel absorvente. Passe as bolas por açúcar e canela.
Corte ao meio, sem separar as metades. Recheie com o creme, com a ajuda de um s**o pasteleiro