28/04/2021
Disciplinas
Especiais
Pesquisa Escolar
Enem
Escola Kids
Cetonas
HOME QUÍMICA QUÍMICA ORGÂNICA GRUPOS FUNCIONAIS FUNÇÕES OXIGENADAS CETONAS
O grupo funcional cetona tem como característica principal a presença de um carbono secundário conectado, por dupla ligação, a um oxigênio; é bem semelhante ao grupo aldeído, que tem em seus compostos a carbonila na extremidade da cadeia.
As cetonas são aplicadas industrialmente como solventes, são compostos inflamáveis, reativos, e nelas características como densidade e solubilidade variam conforme o tamanho da cadeia carbônica.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Leia também: Quais são as possíveis classificações do carbono?
Estrutura das cetonas
Uma cetona é caracterizada pela presença de uma carbonila (oxigênio conectado a um carbono com dupla ligação) ligada a um carbono secundário (carbono ligado a outros dois carbonos).
A fórmula geral para cetona é: R — C (= O) — R.
Fórmula geral molecular e estrutural para compostos da função cetona.
Propriedades das cetonas
Os pontos de fusão e ebulição das moléculas variam conforme o tamanho da cadeia carbônica. No entanto, devemos saber quem as moléculas de cetonas são ligadas por força de interação dipolo-dipolo, ou seja, de modo não tão forte, por isso não será necessária tanta energia para desconectar-se as moléculas e, consequentemente, o ponto de ebulição não será tão alto.
A propanona, por exemplo, nossa famosa acetona, menor molécula da função cetona, tem ponto de ebulição 53 °C, pouco maior que a temperatura ambiente, isso explica a volatilidade do composto (facilidade que a acetona tem de passar para o estado gasoso).
Os compostos da função cetona são levemente polares, devido à diferença de eletronegatividade provocada pelo oxigênio, e são substâncias incolores e inflamáveis. O tamanho da cadeia carbônica da cetona determina a solubilidade do composto em água: quanto maior o número de carbonos do composto, menos solúvel ele será em água e mais solúvel ele será em solventes orgânicos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Classificação das cetonas
As cetonas podem ser classificadas de duas formas de acordo com a simetria da molécula, são elas:
simétricas: quando os radicais ligados à carbonila são iguais;
assimétricas: quando os radicais são diferentes.
A outra classificação para compostos do grupo cetona ocorre de acordo com o número de carbonilas:
monocetona: quando se tem apenas uma carbonila;
policetona: quado se tem duas ou mais carbonilas.
Exemplos:
Leia também: Classificação dos alcoóis – quais são os critérios?
Nomenclatura das cetonas
A nomenclatura para o grupo das cetonas segue as regras estipuladas pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) e tem a terminação -ona, característica do grupo funcional cetona. Lembrando que a nomenclatura para cadeira carbônica tem regras para ordenação e nome dos radicais: o prefixo ocorre de acordo com o número de carbonos da cadeia principal, e o infixo, de acordo com a saturação da cadeia:
Prefixo (nº de carbonos)
Infixo (saturação da cadeia)
Sufixo (grupo funcional)
1 carbono
Met-
Apenas ligações simples
-an-
Cetona
-ona
2 carbonos
Et-
3 carbonos
Prop-
1 ligação dupla
-en-
4 carbonos
But-
5 carbonos
Pent-
2 ligações duplas
-dien-
6 carbonos
Hex-
7 carbonos
Hept-
1 ligação tripla
-in-
8 carbonos
Oct-
9 carbonos
Non-
2 ligações triplas
-diin-
10 carbonos
Dec-
Atenção! Quando houver mais de uma posição possível para a carbonila, deve-se indicar qual o carbono em que ela se encontra, a mesma regra vale para ramificações e insaturações. A contagem de carbonos é feita com base no carbono mais próximo do grupo funcional.
Exemplos
Aplicação das cetonas
As cetonas são usadas principalmente como solvente para tintas, esmaltes, vernizes e também para o processo de extração de óleos naturais de sementes.
Exemplos:
Propanona ou acetona (C3H6O): removedora de esmaltes.
Butanona (C4H8O): solvente industrial utilizado na produção de gomas, resinas, revestimentos, entre outros.
Hept-2-ona (C7H14O): responsável pelo odor de algumas frutas.
Acetofenona (C8H8O): utilizada pela indústria de cosméticos na preparação de fragrâncias.
Zingerone ou 4-(4-hidroxi-3-metoxifenil)-butan-2-ona (C11H14O3): principal responsável pelo sabor do gengibre.
O gengibre contém zingerone, composto responsável por seu sabor característico.
Principais cetonas
Propanona (acetona): menor composto da função cetona, é utilizada como removedor e solvente de esmaltes; encontra-se a condições normais de temperatura e pressão na forma líquida; possui densidade de 58.08 g/mol e ponto de fusão de -95 °C; e é uma substância inflamável, volátil e solúvel em água. É obtida por meio da desidrogenação do isopropanol.
Acetona é muito utilizada como removedor de esmaltes.
Butanona: segundo menor composto da função cetona, é utilizada como solvente industrial; possui odor doce; e é um composto isômero do butiraldeído. É um solvente aplicável a várias substâncias: tintas, vernizes, cola; e é utilizada em indústrias têxteis e na fabricação de borracha sintética.
Acesse também: Onde encontramos éteres no cotidiano?
Síntese e formas de obtenção das cetonas
As cetonas podem ser sintetizadas por diversos tipos de reações, vejamos aqui algumas delas:
Cetonas por hidratação de alcinos
Para a obtenção de um composto do grupo cetona, como produto dessa reação é necessário que o alcino tenha mais que dois carbonos, pois, quando a reação é feita com o etino, o produto final será um aldeído, não uma cetona.
Perceba que temos um álcool como produto intermediário, e, obedecendo à regra de Markovnikov, o hidrogênio da hidroxila migra para o carbono vizinho, que é mais hidrogenado. Esse rearranjo é chamado de tautomerização ceto-enol, formando-se, assim, uma cetona.
Cetonas por reação de acilação de Friedel-Crafts
A acilação é uma reação de substituição que ocorre em um anel aromático, com a substituição de um dos hidrogênios pelo grupo “acil” (cloreto de ácido). Para que ocorra essa reação, utiliza-se o cloreto ferríco (FeCl3), um ácido de Lewis que contribuirá com a quebra da ligação entre o carbono e o halogênio do grupo ácil, unindo o cloro ao catalisador, e a substituição acontece formando-se uma cetona aromática.
Cetonas por oxidação de álcool secundário (hidroxila ligada a um carbono secundário)
Nesse caso acontece a oxidação do carbono secundário onde está ligada a hidroxila, característica do grupo funcional álcool. Daí o produto intermediário formado será um diálcool, molécula do grupo álcool com duas hidroxilas que se recombinam, formando-se uma cetona e uma molécula de água.
Para que a reação ocorra, é necessário usar um agente oxidante, como dicromato de potássio (K2Cr2O7), permanganato de potássio (KMnO4) ou ácido crômico (H2CrO4).
Diferença entre aldeídos e cetonas
Aldeídos e cetonas são compostos muito parecidos, compartilhando propriedades como solubilidade e densidade. A diferença entre as duas funções está no posicionamento da carbonila.
Substâncias da função cetona têm o oxigênio conectado, com uma dupla ligação, a um carbono secundário. No caso de aldeídos, a carbonila está ligada à extremidade da molécula. Análogo a isso, os aldeídos são moléculas mais reativas que as cetonas, pois não sofrem o efeito estérico tão intenso quanto ocorre na cetona pela presença dos radicais, e o carbono do grupo aldeído, por ter um hidrogênio substituinte, sofre efeito indutivo, ficando propenso a reagir com outras moléculas.
Exercícios resolvidos
Questão 1 – (UFMG) Cetonas macrocíclicas são usadas em perfumes porque possuem intenso cheiro de almíscar e retardam a evaporação de constituintes mais voláteis.
A identificação CERTA das estruturas de substâncias com cheiro de almíscar é:
A) I, II, III, IV e V.
B) II, III e V.
C) I e II.
D) I e IV.
E) II.
Resolução
Alternativa E, pois apenas o composto II possui o grupo funcional cetona, os demais compostos são: I- éster; III- aldeído; IV- éster; V- aldeído.
Questão 2 – (FGV-SP–2007) O gengibre é uma planta da família das zingiberáceas, cujo princípio ativo aromático está no rizoma. O sabor ardente e acre do gengibre vem dos fenóis gingerol e zingerona.
Na molécula de zingerona, são encontradas as funções orgânicas:
A) álcool, éter e éster.
B) álcool, éster e fenol.
C) álcool, cetona e éter.
D) cetona, éter e fenol.
E) cetona, éster e fenol.
Resolução
Alternativa D. Observando a molécula da esquerda para a direita, a primeira função orgânica encontrada é a cetona, que tem uma carbonila entre radicais orgânicos; depois, temos o éter, que se caracteriza pelo oxigênio entre carbonos; e, em seguida, temos o grupo fenol, que se caracteriza pela hidroxila ligada a um anel aromático.
Por: Laysa Bernardes Marques de Araújo
ARTIGOS RELACIONADOS
Acetonas
Um líquido incolor de odor característico e altamente volátil.
Aldeídos
Compostos carbonílicos porque apresentam o grupo carbonila.
Compostos sulfurados ou tiocompostos
Os tiocompostos pertencem a uma classe de substâncias que possuem um ou mais átomos de enxofre em sua estrutura.
Nomenclatura das cetonas
Conheça as regras da IUPAC para a nomenclatura das cetonas e veja também como é feita a sua nomenclatura usual.
Nomenclatura de cadeias ramificadas
Aprenda a realizar a nomenclatura de cadeias ramificadas e entenda o que significam alguns prefixos usados nos radicais, como iso, sec, terc e neo.
Nomenclatura dos aldeídos
Veja como é feita a nomenclatura usual dos aldeídos e também a nomenclatura que segue as regras estabelecidas pela IUPAC.
Nomenclatura dos Éteres
Aprenda a nomenclatura dos éteres segundo as regras estabelecidas pela IUPAC, além também da nomenclatura usual.
Nomenclatura usual das cetonas
Conheça a regra de nomenclatura usual para cetonas e aprenda como ela deve ser utilizada por meio de exemplos.
Oxidação branda de alcinos
Entenda a oxidação branda de alcinos e aprenda a montar suas equações e a determinar os produtos que podem ser formados nesse tipo de reação.
Oxidação dos Álcoois Secundários
Entenda qual é o mecanismo das reações de oxidação dos álcoois secundários.
Principais funções orgânicas abordadas no Enem
Clique e conheça as características fundamentais das principais funções orgânicas abordadas no Enem!
Reações de redução em aldeídos e cetonas
Clique e conheça quais são as condições, os princípios e os possíveis produtos das reações de redução em aldeídos e cetonas.
Reações de substituição no benzeno
Clique e conheça quais são as reações de substituição que ocorrem com o benzeno e quais são os produtos obtidos nessas reações.
Álcoois
Clique aqui e conheça quais são os principais álcoois e como eles são classificados!
Ésteres
Conheça as características físicas dos Ésteres.
Éteres
Clique aqui e conheça as características e a utilização dos éteres!
ÚLTIMAS AULAS
Semântica no Enem
Voto feminino no Brasil
Replicação do DNA
Espelhos esféricos: convexos
Todas as vídeo aulas
FIQUE POR DENTRO
Quem somos
Expediente
LEGAL
Termo de uso
Política de privacidade
FALE CONOSCO
Envie sua pergunta
Denuncie
Anuncie no site
BIOLOGIA NET BRASIL ESCOLA ESCOLA KIDS HISTÓRIA DO MUNDO MANUAL DA QUÍMICA MUNDO EDUCAÇÃO PORTUGUÊS
© Copyright - PrePara ENEM 2021 - Todos os direitos reservados