09/12/2025
VÁRIOS CONGOLESES PRESOS NOS ESTADOS UNIDOS DE AMÉRICA COM PASSAPORTES ANGOLANOS
A Embaixada angolana nos Estados Unidos de América, lançou um alerta preocupante, que refere sobre a existência de vários cidadãos congoleses detidos em prisões norte-americanas, se apresentado como angolanos devido o passaporte.
A informação divulgada pelo Novo Jornal, foi oficialmente confirmada pelo diplomata Agostinho Van-Dúnem, que revelou a existência de um número significativo de presos de outras nacionalidades africanas, sobretudo da região congolesa, a utilizarem documentos angolanos obtidos de forma irregular.
Segundo a missão diplomática, a situação tem criado tensão junto das autoridades migratórias norte-americanas, colocando Angola no centro de suspeitas internacionais quanto à autenticidade e segurança dos seus documentos oficiais. A prática, além de prejudicar a imagem do país, representa um risco directo para os mecanismos de controlo migratório.
Preocupado, a Embaixada apela a um reforço rigoroso dos processos de emissão do Bilhete de Identidade e do passaporte angolano, para impedir que estrangeiros adquiram nacionalidade de forma fraudulenta e utilizem os documentos para entrar nos EUA ou noutros territórios.